Na manhã desta sexta-feira (16/05), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação próxima ao setor de triagem e transbordo de resíduos sólidos da Prefeitura de Pompeia, nas imediações da vila de Paulópolis. O fogo, que se espalhava rapidamente com a ajuda dos ventos, causou grande preocupação devido à proximidade com resíduos de poda e de limpeza pública, que já vem sendo alvo de incêndios criminosos.
Graças à ação imediata e coordenada da Defesa Civil e de servidores municipais, sob a liderança do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Fernando Boschi Martins, e do Coordenador de Proteção e Defesa Civil Municipal e da Brigada Municipal, Claudemir Soares, o incêndio foi controlado antes que causasse danos ao patrimônio público ou colocasse vidas em risco.
“Foi uma corrida contra o tempo. Atuamos com agilidade e em parceria com os setores competentes para garantir que as chamas não chegassem aos resíduos armazenados. Felizmente, conseguimos evitar um desastre maior”, destacou Claudemir Soares.
O secretário Fernando Boschi fez um apelo à população. “Precisamos de mais responsabilidade e consciência ambiental. Muitas vezes, uma simples queimada feita de forma irresponsável pode se transformar em uma tragédia. Além dos danos ao meio ambiente, essas ações colocam em risco a saúde das pessoas, o patrimônio público e privado, e a fauna local.”
Além dos prejuízos ambientais e sociais, provocar queimadas é crime. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998), provocar incêndio em mata ou floresta é infração punível com reclusão de dois a quatro anos e multa. No âmbito estadual e municipal, também há regulamentações que proíbem o uso do fogo para limpeza de terrenos ou descarte de resíduos, com aplicação de multas pesadas e responsabilização criminal.
A Prefeitura de Pompeia reforça o pedido à população para que denuncie qualquer prática suspeita de queimadas ilegais. Denúncias podem ser feitas diretamente à Defesa Civil (14996656500) ou à Polícia Ambiental. A colaboração de todos é essencial para preservar o meio ambiente e garantir a segurança da comunidade.