RIC Ambiental alerta sobre os impactos dessa prática e orienta moradores sobre a importância de manter o consumo regularizado
O abastecimento de água é um serviço essencial que exige planejamento, investimentos contínuos e uma operação complexa. Em Marília, a RIC Ambiental é responsável por levar água tratada a milhares de moradores diariamente e esse trabalho depende do bom funcionamento de toda a cadeia, incluindo o uso consciente da população e o compromisso com o pagamento em dia das faturas.
A inadimplência e ligações clandestinas — popularmente conhecidas como “gatos” — afetam diretamente a estabilidade da rede, podendo provocar interrupções no fornecimento, prejuízos operacionais e riscos sanitários. O regulamento do setor permite o corte do fornecimento após o não pagamento de duas faturas consecutivas. Mesmo assim, há inúmeros casos de consumidores que realizam ligações de forma irregular para retomar o acesso à água.
Esse tipo de prática compromete a eficiência da rede. Ao serem feitas sem os cuidados técnicos adequados, essas ligações clandestinas podem causar vazamentos, redução da pressão da água e contaminação com a entrada de bactérias e parasitas que podem comprometer a qualidade da água distribuída, oferecendo risco à saúde dos consumidores. A ligação clandestina também é considerada crime de furto, conforme o artigo 155, § 4º, II do Código Penal, pode implicar em multa e pena de até quatro anos de reclusão.
Segundo a concessionária, o custo da inadimplência e das fraudes acaba sendo absorvido por toda a cadeia do saneamento, dificultando manutenções programadas, expansão da rede e melhorias nos sistemas de captação, tratamento e distribuição.
“A prestação de um serviço essencial como o abastecimento de água só é possível com a colaboração de todos. Isso significa usar a água de forma consciente, manter as contas em dia e denunciar irregularidades. Fraudar é crime, e denunciar é um ato de cidadania que ajuda a garantir que a água continue chegando com responsabilidade, segurança e qualidade para toda a população”, destaca Julio F. Neves, superintendente comercial e de comunicação da RIC Ambiental.
*Orientações ao consumidor*
A RIC Ambiental orienta que os clientes em atraso procurem regularizar sua situação o quanto antes. Mesmo após o corte, é possível renegociar os débitos e solicitar a religação do serviço de forma legal, segura e dentro das normas.
A população também pode colaborar denunciando fraudes e uso irregular de água em imóveis desocupados, comércios ou construções. A denúncia é uma atitude cidadã e contribui para garantir que os recursos sejam utilizados de forma justa e sustentável. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, por meio do telefone e WhatsApp: (14) 3434-0220.